Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Estádio da Machava passa a se chamar Estádio da Independência Nacional

Estádio da Machava passa a se chamar Estádio da Independência Nacional

Bem-vindo a Africa9Dades, o seu portal definitivo para o download de músicas em MP3 de forma rápida, segura e gratuita. Aqui você encontra uma vasta coleção de: Músicas atualizadas, Noticias, Desporto, Entretenimento, Publicidades e Muito Mais. Temos incluindo os últimos lançamentos e os grandes clássicos de todos os gêneros musicais.


O mítico estádio da Machava, infraestrutura multiuso utilizado principalmente para jogos de futebol, localizado no bairro da Machava, cidade da Matola, província de Maputo, sul de Moçambique, passa a se chamar de Estádio da Independência Nacional.

A decisão foi tomada pelo Conselho de Ministros, reunida terça-feira (24) na cidade de Maputo, na 22ª sessão ordinária.

O facto foi anunciado pelo Presidente da República, Daniel Chapo, que falava durante as cerimónias centrais dos 50 anos da independência de Moçambique, que tiveram lugar hoje no recinto do Estádio da Machava.

“Para dar início à nossa celebração, gostaria de fazer um anúncio preliminar: o Conselho de Ministros do governo da República de Moçambique, reunido na sua 22ª sessão ordinária, ontem, no dia 24 de junho, e observadas as formalidades legais, decidiu atribuir a este estádio o nome de Estádio da Independência Nacional”, disse.

Segundo o Chefe do Estado, a decisão do Conselho de Ministros visa registar, de forma indelével, o acontecimento mais marcante da história dos moçambicanos, referindo a independência nacional, conquistada no mesmo dia em 1975.

A nova designação, de acordo com Chapo, visa transformar o estádio numa referência de patriotismo e cidadania, no presente e para as gerações vindouras.

Chapo acredita que os moçambicanos vão sentir orgulho do nome atribuído pelo Executivo.

“Julgamos que”, referiu, “os moçambicanos sentir-se-ão orgulhosos de olhar para este estádio não somente como uma referência arquitectónica e ícone do desporto, mas, sobretudo, o verdadeiro berço da nossa independência nacional”.

Inaugurado oficialmente a 30 de Junho de 1968, o actual estádio da independência nacional tem uma capacidade máxima de 45 mil espectadores.

O estádio da Independência Nacional deverá ter remodelações de quatro torres de iluminação, cada um deles com 128 holofotes de 500 watts cada, o que totaliza 64 mil watts, 728 holofotes no todo, portanto, a capacidade máxima da nova iluminação será de 364 mil watts.

Além de um restaurante VIP (Very Important Personal) nova zona de imprensa, uma rampa de acesso às pessoas com deficiência, o estádio terá igualmente um novo túnel a ser construído do lado abaixo da tribuna de honra, um centro de estágio na antiga porta onde está também a pira olímpica.

Será instalado um novo tanque de água com capacidade para 300 mililitros, um novo grupo de geradores de 550 QuilVolts-Amperes (QVAs) portanto, para alimentar os 128 holofotes.

As bancadas serão revestidas de cadeiras plásticas, o relvado será natural, igualmente, terá uma pista de Tartan, um campo anexo de relva híbrida.

No passado, além de actividades desportivas, o ex-estádio da Machava acolheu também filmagens da película cinematográfica: Ali, que retratava a vida do pujuista Mohammed Ali, e teve como actor principal o norte-americano Will Smith.

A 30 de julho de 1989, o estádio recebeu a actuação do músico de pop&rock Eric Clapton, espectáculo organizado por Aurélio Le Bon, e teve lotação esgotada, mais de 50 mil espectadores.

(AIM)


📢 Aviso Legal

Africa9Dades respeita os direitos autorais. Todo conteúdo é disponibilizado com permissão ou sob responsabilidade dos artistas ou detentores dos direitos. Incentivamos que você apoie os músicos adquirindo suas músicas nas plataformas oficiais.


Disclaimer: Todas as músicas aqui presentes são disponibilizadas apenas para uso educacional, promocional e amostral. Apoie sempre os artistas originais!

Enviar um comentário

0 Comentários