Uma funcionária do Tribunal Judicial do distrito de Murrupula, no interior da província de Nampula, foi detida, em flagrante delito, na última sexta-feira, por ordens do Gabinete Provincial de Combate à Corrupção, (GPCC).
Num comunicado distribuído à imprensa, segunda-feira, o GPCC refere que a detenção foi na sequência de uma denúncia formal apresentada por um cidadão estrangeiro.
O mesmo documento dá conta que a detenção ocorreu numa paragem de autocarros na vila de Murrupula, onde os investigadores do GPCC presenciaram a referida funcionária a praticar os actos ilícitos, como o recebimento de um valor de 33.500 meticais.
O relato dos factos indica que o cidadão estrangeiro, cuja nacionalidade não foi determinada no comunicado de imprensa, recorreu ao GPCC, depois de ter recebido a exigência do pagamento, por parte da funcionária, de 50 mil meticais, em troca de um alegado favorecimento num processo em curso no Tribunal de Murrupula, no qual figurava como denunciante.
Na altura da detenção a funcionária em causa, não identificada no comunicado, estava em contacto telefónico constante com o denunciante, a quem entregou as chaves do seu gabinete com instruções de como deveria proceder para aceder ao processo.
Na sequência, foram-lhe apreendidos os valores, as chaves do seu gabinete e o aparelho telefónico que usava para comunicar.
A em funcionária em referência já foi submetida ao primeiro interrogatório na qualidade de arguida detida.
O GPCC descreve que perante o flagrante delito e fortes indícios de ilicitude a suspeita foi de imediato detida, pois os facto em apreço configuram, em tese, o crime de corrupção passiva para acto ilícito, previsto e punido pelo artigo 425 do Código Penal.
📢 Aviso Legal
O Africa9Dades respeita os direitos autorais. Todo conteúdo é disponibilizado com permissão ou sob responsabilidade dos artistas ou detentores dos direitos. Incentivamos que você apoie os músicos adquirindo suas músicas nas plataformas oficiais.
Disclaimer: Todas as músicas aqui presentes são disponibilizadas apenas para uso educacional, promocional e amostral. Apoie sempre os artistas originais!
0 Comentários