- Bem-vindo a Africa9Dades, o seu portal definitivo para o download de músicas em MP3 de forma rápida, segura e gratuita. Aqui você encontra uma vasta coleção de músicas, noticias, desporto, entretenimento atualizadas, incluindo os últimos lançamentos e os grandes clássicos de todos os gêneros musicais.
A Secretária-geral (SG) da Organização da Mulher Moçambicana (OMM), Cidália Chaúque, saúda a população do distrito de Manica, na província central do mesmo nome, pelo comportamento ordeiro e de civismo demonstrado durante o período das manifestações pós-eleitorais que causaram mortes, ferimentos, destruições e outros tipos de danos materiais, em Moçambique.
Segundo Chauque, a população, sobretudo as mulheres, não aderiram às manifestações e estiveram empenhadas em acções de sensibilização para evitar que o impacto da violência fosse mais grave.
“Vocês souberam comportar-se num período em que o país esteve debaixo de uma grande confusão. Foram quase quatro meses de muita manifestação que culminou com a destruição de infraestrutura, ferimentos e, até, perdas de vidas. Mas vocês nunca estiveram nessa confusão. Sempre estiveram firmes e comprometidos com o bem-estar dos moçambicanos”, disse
A Secretária-geral da OMM falava esta terça-feira (17), num encontro que manteve com as mulheres filiadas à OMM e outros membros do partido Frelimo em Manica.
“O que aconteceu é que antes de qualquer divulgação dos resultados eleitorais, já haviam pessoas a se declararem vitoriosas. Isso é errado. Mas porque vocês sempre estiveram comprometidos pela mesma causa, não aderiram a esse tipo de comportamento. Vocês sempre estiveram unidos e a sensibilizar a população para distanciar-se deste mal. Portanto, não tivemos muitos danos, nem destruições aqui no distrito e na província, em geral. Estamos a agradecer esse vosso esforço e dizer que vamos continuar unidas e coesas, com os mesmos interesses”, disse.
Referiu que o governo está a fazer esforço para evitar que, casos similares, não voltem a acontecer nos próximos anos.
Para isso, segundo Cidália Chauque, o governo criou uma equipa de diálogo “para evitar que em todas eleições tenhamos pessoas que, quando não se contentam com os resultados, comecem a com violência que só destrói e retarda o desenvolvimento do país”.
“O que devemos fazer, como forma de ajudar o governo, é lá na base, dialogarmos com as comunidades para que tenhamos um ambiente de paz. Fazer perceber que qualquer diferença não se resolve com a violência. É preciso dialogar em um ambiente de paz. Está é forma que encontramos para termos uma paz efectiva”, sublinhou.
Ainda no diálogo com as mulheres filiadas no braço feminino da Frelimo, Cidália Chaúque convidou a população a se engajar no trabalho para o alcance da independência económica e desenvolver Moçambique.
“Depois daquele período de convulsões sociais, o país entra para uma outra fase que é de trabalho. Onde os homens e mulheres, jovens e adultos são chamados a trabalhar para geração de riqueza. O nosso país precisa de desenvolver. Esse desenvolvimento só poderá ser alcançado se todos estivermos empenhados no trabalho, disse.
“Esta é uma fase importante para as nossas vidas. Saber que, neste momento, o país tem como desafio trabalhar e produzir riqueza. Por isso, queridas mães, devemos estar unidos com o único propósito”, reiterou.
A secretária-geral da OMM esteve hoje, no segundo dia de visita de quatro dias à província de Manica, no círculo de interesse de Muzongo, no posto administrativo de Machipanda.
Trabalhou igualmente no posto administrativo de Messica, onde também visitou o círculo de interesse local.
Nestes dois círculos de interesse dialogou com as mulheres que desenvolvem várias actividades como corte e costura, culinária, entre outras.
Amanhã, terceiro e penúltimo dia de visita à província de Manica, Cidália Chaúque trabalhará na cidade de Chimoio, capital provincial de Manica.
📢 Aviso Legal
O Africa9Dades respeita os direitos autorais. Todo conteúdo é disponibilizado com permissão ou sob responsabilidade dos artistas ou detentores dos direitos. Incentivamos que você apoie os músicos adquirindo suas músicas nas plataformas oficiais.
Disclaimer: Todas as músicas aqui presentes são disponibilizadas apenas para uso educacional, promocional e amostral. Apoie sempre os artistas originais!
0 Comentários